REDUÇÃO DOMÉSTICA DOS ANTÍGENOS DA BARATA

Autores: Changlu Wang, PhDa, Amanda L. Eiden, PhDa, Richard Cooper, PhDa, Chen Zha, PhDa, Desen Wang, PhDb, and Robert G. Hamilton, PhDc

Fonte: The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice ,v. 8, n. 10, p. 3608-3609, Outubro de 2020 

Introdução: As baratas alemãs, Blattella germanica, são uma das pragas domésticas mais comuns em todo mundo. As carcaças, peles, ovos e fezes contêm alérgenos que pode causar asma. Entre os 11 alérgenos identificados de barata alemã, Bla g 1 e Bla g 2 são principais biomarcadores de exposição a baratas em ambientes internos. Uma abordagem lógica para a prevenção da asma seria reduzir as infestações de baratas e os níveis de alérgenos no ambiente do indivíduo. 

Objetivo: Determinar a eficácia do controle de pragas realizada por entomologistas licenciados na redução de barata alemã  avaliando os níveis de alérgeno Bla g 1 e Bla g 2 presentes  em casas infestadas.

Metodologia: O estudo foi realizado em um prédio de 13 andares e 188 apartamentos ocupados por cidadãos em Paterson, NJ. Quatro armadilhas adesivas foram colocadas em cada apartamento, na cozinha e no banheiro, por 14 dias para detectar baratas e medir o nível de infestação de baratas. Um total de 30 apartamentos com mais de 20 baratas, com base na contagem de armadilhas, foram selecionado para analisar os níveis de alérgenos de baratas na cozinha por amostras de poeira ao longo de um período de 12 meses.

Resultados: A contagem média de baratas foi reduzida em 97,9% e 99,9% em 6 e 12 meses, respectivamente. De 0 a 12 meses, a média geométrica Bla g 1 e as concentrações de Bla g 2 foram reduzidas em 96% e 90%, respectivamente.

Conclusão: O controle das infestações de baratas pode ser bem-sucedido se um eficaz programa de gerenciamento de baratas for adotado. Embora raramente estudados, espera-se que o controle eficaz de baratas também levará a benefícios de saúde significativos para os ocupantes do edifício. 

Comentário: Portanto, para reduzir o riscos à saúde e despesas relacionadas à exposição ao alérgeno de barata, é importante colocar maior ênfase no manejo de pragas em comunidades que sofrem de doenças crônicas e altas taxas de ocorrência de asma. As armadilhas utilizadas são baratas e muito eficazes para atingir este objetivo

Dra. Natalia Nicolai