Fibrose Cística

fibrose cística

A Fibrose Cística é uma doença genética, autossômica recessiva, que acomete cerca de 1 caso para cada 10.000 nascidos vivos em Minas Gerais. A doença clássica cursa com suor salgado, insuficiência pancreática e doença pulmonar obstrutiva causada por bronquite crônica supurativa. A fibrose cística tem mais de 1.400 mutações descritas, o que pode proporcionar diferentes formas de apresentação da doença. A forma clássica corresponde a 90% dos casos e tende a ser progressiva.

O Serviço de Fibrose Cística do Hospital Infantil João Paulo II foi implantado em 1º de julho de 2003, com o objetivo de dividir com o Serviço do Hospital das Clínicas (HC) o atendimento aos pacientes portadores da doença. Atualmente assiste a 160 crianças e adolescentes, com idade variando de 1 mês a 18 anos. O Serviço recebe bebês oriundos da triagem neonatal, além de crianças e adolescentes com diagnóstico tardio de fibrose cística, encaminhados por profissionais das redes pública e privada.

O atendimento é realizado no Ambulatório de Doenças Complexas do Hospital Infantil João Paulo II, por equipe multidisciplinar composta por pneumologista e gastroenterologista pediátricos, fisioterapeuta respiratório, nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeira. O acompanhamento dos pacientes é feito de acordo o protocolo elaborado pelo serviço em conformidade com o protocolo estadual.

Os dias e horários de atendimento são os seguintes:

Segundas feiras, 9:00 às 12:00 h: Ambulatório de Adolescentes (13 a 18 anos).

Terças feiras,    16:00 às 19:00 h: Ambulatório de crianças de 2 a 12 anos.

Quartas feiras,   9:00 às  12:00 h: Ambulatório da Triagem Neonatal (0 a 2 anos).

Quintas feiras, 13:00 às  17:00 h: Ambulatório de crianças de 2 a 12 anos.

Sextas feiras,    8:00 às   12:00 h: Atendimento Domiciliar.

Mais informações sobre o funcionamento do Serviço de Fibrose Cística do Hospital Infantil João Paulo II podem ser obtidas pelo telefone   (31) 3239-9048

 



Criada em 1982 a AMAM – Associação Mineira de Assistência à Mucoviscidose – Fibrose Cística, é uma entidade filantrópica, cujo principal objetivo é garantir aos seus associados de forma gratuita, os medicamentos/ suplementos nutricional e equipamentos indispensáveis ao tratamento da doença. A associação não recebe subvenção governamental. É mantida por doações voluntárias de pacientes, familiares e parceiros, o que não supre suas despesas.

A AMAM possui Título de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal o que comprova a idoneidade de seus trabalhos. Conheça melhor os trabalhos desenvolvidos pela AMAM acessando o site www.amam.org.br